2024
- Junho
- Maio
- Oficina de Planejamento Estratégico para o curso de medicina (atividade sob demanda)
- Março
- 10ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Como integrar ensino e extensão
- Planejamento de Ensino
- Uso pedagógico do Mapa Conceitual
- Métodos Ativos que usam casos
- Aprendizado Baseada em Projetos
2023
- Dezembro
- Novembro
- Webnário “Mentoria no Ensino Superior: a experiência da FMUSP” (atividade sob demanda da Medicina Veterinária)
- Agosto
- Uso básico do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional para o ensino presencial (online)
- Uso avançado do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional para o ensino presencial (online)
- Feedback utilizando tecnologias digitais (online)
- Inteligência Artificial no ensino superior: possibilidades, desafios e implicações (online)
- Aprendizagem híbrida no ensino superior (online)
- Avaliação Formativa usando Portfólio Reflexivo Digital (online)
- Março
- 9ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Aprendizado Baseado em Projetos
- Interdisciplinaridade
- Como integrar ensino e extensão
- Métodos ativos que usam casos
2022
- Março
- 8ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Princípios da Gamificação
- Avaliação no Ensino Online
- Educação Híbrida – Conceitos, princípios e práticas
- Vivência Curricular e Compromisso Social na Docência
- Agosto
- Comemoração de 10 Anos do PROIAC
- Oficina: Feedback utilizando tecnologias digitais (Online)
- VII Mostra de Inovação no Ensino Superior
- IV Encontro de Docentes da UFF
- Oficina de Feedback: O quê? Por quê? Para quê?
- Comemoração de 10 Anos do PROIAC
2021
-
Maio/Junho
- 7ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Oficina Docência Universitária Online
- Oficina Aprendizagem Baseada em Equipes no presencial e no online: adaptações e desafios
- Oficina Avaliação no Ensino Online
- Oficina Aprendizagem Híbrida no Ensino Superior
- Oficina Interdisciplinaridade Online
-
Julho
- Oficina “Potencializando o Ensino e a Aprendizagem usando o Classroom”
- Webinário “Potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior”
-
Outubro
- X Círculo de Estudos do PROIAC: Formação Docente na Educação Superior
2020
-
Março
- 2ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 3
- 6ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Oficina ” O que você precisa saber sobre saúde mental antes de entrar em sala de aula”
- Oficina ” Os desafios na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula: Possibilidades e demandas
- Apresentação das Pró-reitorias
-
Junho/Julho/Agosto
- Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 1 a 3)
- Webinário Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior
-
Julho
- Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 4 e 5)
- I Fórum de Mudanças Curriculares na Medicina Veterinária
- Webinário Metodologias ativas no cenário de Ensino Remoto Online: Possibilidades e Desafios
- Webinário Desenho Didático Online: Desafios para a Educação Superior
-
Agosto
- Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 6 a 7)
- Webinário Acesso e Permanência na Universidade em Tempos Remotos
- Webinário “Ensino Remoto Emergencial na UFF: planejamento, método e avaliação”
-
Setembro
- Transmissão do Evento “Desafios e Partilhas: o ensino remoto em tempos de pandemia” organizado pelo ICHS/UFF
- Webinário Trabalhando com Disciplinas Online
- Webinário “Colaboração para o Semestre Remoto”
-
Outubro
- IX Círculo de Estudos do PROIAC (Webinário) “Colaboração e interação na educação online”
- Oficina de Conversando sobre organização e atividades no Google Classroom (Para docentes do MCT)
2019
-
Março
- 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 3
- 4ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
-
Maio
- Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador
- Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador (Campos dos Goytacazes)
- Oficina “Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo para a Pós-Graduação em Administração”
- Oficina “Princípios e Métodos Ativos para a Pós-Graduação em Administração”
-
Junho
- Oficina “Currículo e Integração Curricular para a Engenharia”
- Oficina “Planos de Disciplina e Planos de Aula para a Engenharia”
- Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador (Campos dos Goytacazes)
-
Agosto
- 5ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Estágio Probatório
- Oficina “Os desafios na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula: possibilidades e demandas”
- 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente para o Instituto de Saúde de Nova Friburgo
-
Setembro
- 1º Círculo de Estudos do PROIAC
- Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador
-
Outubro
- 2º Circulo de Estudos do PROIAC
- 5º Mostra de Inovação no Ensino Superior
- Inovando na Praça – Durante o UFF nas Praças da Agenda Acadêmica
-
Novembro
- 3º Círculo de Estudos do PROIAC
2018
-
Fevereiro/Março
- Programa de Desenvolvimento Docente
- Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
- Princípios dos métodos ativos de ensino
- Método de ensino ativo com grandes grupos
- Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
- Avaliação de desempenho do estudante
- Planejamento de disciplinas e plano de aula
- Programa de Desenvolvimento Docente
-
Abril
- Oficina de Desenvolvimento Docente para a Enfermagem: Avaliação
-
Maio
- Oficina de Aprendizagem híbrida
- Oficina Ferramentas Google para a Educação
-
Junho
- Oficina Método Ativo de Ensino para o Curso de Ciência Ambiental
-
Agosto
- 3ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
- Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
- Princípios dos métodos ativos de ensino
- Método de ensino ativo com grandes grupos
- Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
- Avaliação de desempenho do estudante
- Planejamento de disciplinas e plano de aula
- 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 2
- Elaboração de questões
- Portfólio Reflexivo
- Repensando o Currículo
- Aprendizagem Baseado em Equipes (Team Based Learning)
- 3ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
-
Setembro
- Adequação Curricular para a Farmácia
- Fórum de Núcleos Docentes Estruturantes
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências Biológicas e da Saúde
- Engenharias
- Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes
-
Outubro
- Oficina de Métodos Ativos e avaliação para pós-graduandos
- IV Mostra de Inovação no Ensino Superior
2017
- Março
- Planejamento Estratégico para a Enfermagem
-
Abril
- Integração de disciplina pra a Enfermagem
-
Maio
- Avaliação 360º (oficina sob demanda)
-
Junho
- Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?
-
Agosto
- Programa de Desenvolvimento Docente
- Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
- Princípios dos métodos ativos de ensino
- Método de ensino ativo com grandes grupos
- Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
- Avaliação de desempenho do estudante
- Planejamento de disciplinas e plano de aula
- Tutoria Docente (presencial e EAD)
- Programa de Desenvolvimento Docente
-
Setembro
- Tutoria Docente (presencial e EAD)
-
Outubro (durante a Agenda Acadêmica)
-
Dezembro
- Princípios de Métodos de Ensino Ativo (sob demanda para a Administração)
2016
-
Fevereiro
- Curso de Introdução aos Métodos Ativos de Ensino Aprendizagem (Atividade a distância)
-
Abril
- Oficina de Planejamento Estratégico para o NDE da Medicina Veterinária
-
Maio
- IV Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente
-
Maio a julho
- Integração de Disciplinas – Primeiro Período – Biologia
-
Julho
- Oficina de Método Ativo para a Medicina Veterinária
-
Setembro
- Oficina de Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária
-
Outubro
2015
-
Maio
- Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa Conceitual
- Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa Conceitual
- Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Portfólio Reflexivo
-
Junho
- Oficina “A inserção do médico veterinário no SUS: reflexões para o ensino e prática profissional”
-
Julho
- Oficina “Aprendizagem Baseada em Problemas”
-
Agosto
- Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva do Farmacêutico
- Oficina “Exame Clínico Objetivo Estruturado para a Medicina Veterinária” (oficina sob demanda)
- Fórum Sustentabilidade e o Ensino de Medicina Veterinária
-
Setembro/Outubro/Novembro
- Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva – Biologia
-
Novembro
- Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva – Nutrição
-
Dezembro
- Curso de Introdução aos Métodos Ativos de Ensino Aprendizagem (Atividade a distância)
2014
-
Abril
- Oficina “Avaliação – Feedback?”
- Oficina “Avaliação – O que é? Como é? De quem é?”
-
Maio
- Oficina “Uso Estratégico de Recursos Inovadores: Portfólio Reflexivo”
- Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?
-
Junho
- Oficina “Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária”
-
Agosto
- Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?”
- Oficina “Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa conceitual”
-
Setembro
- Oficina “Desafios do Ensino Superior”
- Oficina “Método Ativo para a Medicina Veterinária”
-
Outubro
-
Novembro
- Oficina “Interdisciplinaridade para a Biologia”
- Oficina “Interdisciplinaridade no Curso de Nutrição”
- II Encontro de Docentes da UFF: Avaliação no Ensino Superior
Oficina Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária
Oficina “Desafios do Ensino Superior”
Oficina Método Ativo para a Medicina Veterinária
Participantes e instrutora da Oficina
Método Ativo para a Medicina Veterinária
2013
-
Março
- NDE Biologia Oficina: Planejamento Estratégico na implantação do NDE
-
Maio
- Oficina de Método de Ensino Ativo – Aprendizagem Baseada em Equipe (TBL)
-
Junho
- Oficina “Método de Ensino Ativo: Qual a diferença?”
-
Julho
- II Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente
- NDE Química Apresentação: Reflexões sobre o trabalho do NDE
- Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”
- Oficina “Método de Ensino Ativo: Qual a diferença?”
-
Agosto
- Oficina “Nuvens não passageiras: produtividade em equipe”
- Oficina “Currículo – O que é? Como é? De quem é?”
-
Novembro
-
Dezembro
- III Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente: Interdisciplinaridade
2012
-
Julho
- NDE Enfermagem – Oficina: O que é Currículo? Uso do mapa conceitual
-
Setembro
- Oficina: Currículo – O que é? De quem é? Pra quem é?
-
Outubro
- NDE Nutrição: Reflexões sobre o ensino ativo
-
Novembro
- NDE Biologia – Apresentação: 10 Passos para a implantação e implementação das comissões de acompanhamento curricular
- NDE Veterinária – Apresentação: 10 Passos para a implantação e implementação das comissões de acompanhamento curricular
-
Dezembro
- Oficina: Currículo – Construção conceitual