Atividades Realizadas

2023

  • Dezembro
  •  Novembro
    • Webnário “Mentoria no Ensino Superior: a experiência da FMUSP” (atividade sob demanda da Medicina Veterinária)
  • Agosto
    • Uso básico do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional para o ensino presencial (online)
    • Uso avançado do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional para o ensino presencial (online)
    • Feedback utilizando tecnologias digitais (online)
    • Inteligência Artificial no ensino superior: possibilidades, desafios e implicações (online)
    • Aprendizagem híbrida no ensino superior (online)
    • Avaliação Formativa usando Portfólio Reflexivo Digital (online)
  •  Março
    • 9ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
    • Aprendizado Baseado em Projetos
    • Interdisciplinaridade
    • Como integrar ensino e extensão
    • Métodos ativos que usam casos 

2022

  • Março
    • 8ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório 
    • Princípios da Gamificação 
    • Avaliação no Ensino Online 
    • Educação Híbrida – Conceitos, princípios e práticas 
    • Vivência Curricular e Compromisso Social na Docência
  • Agosto
    • Comemoração de 10 Anos do PROIAC
      • Oficina: Feedback utilizando tecnologias digitais (Online)
      • VII Mostra de Inovação no Ensino Superior
      • IV Encontro de Docentes da UFF
      • Oficina de Feedback: O quê? Por quê? Para quê? 

2021

  • Maio/Junho

    • 7ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
    • Oficina Docência Universitária Online
    • Oficina Aprendizagem Baseada em Equipes no presencial e no online: adaptações e desafios
    • Oficina Avaliação no Ensino Online
    • Oficina Aprendizagem Híbrida no Ensino Superior
    • Oficina Interdisciplinaridade Online
  • Julho

    • Oficina “Potencializando o Ensino e a Aprendizagem usando o Classroom”
    • Webinário “Potencialidades dos Recursos Educacionais Abertos (REA) no Ensino Superior”
  • Outubro

    • X Círculo de Estudos do PROIAC: Formação Docente na Educação Superior

2020

  • Março

    • 2ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 3
    • 6ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
    • Oficina ” O que você precisa saber sobre saúde mental antes de entrar em sala de aula”
    • Oficina ” Os desafios na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula: Possibilidades e demandas
    • Apresentação das Pró-reitorias
  • Junho/Julho/Agosto

    • Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 1 a 3)
    • Webinário Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior
  • Julho

    • Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 4 e 5)
    • I Fórum de Mudanças Curriculares na Medicina Veterinária
    • Webinário Metodologias ativas no cenário de Ensino Remoto Online: Possibilidades e Desafios
    • Webinário Desenho Didático Online: Desafios para a Educação Superior
  • Agosto

    • Oficina Potencializando o aprendizado usando o Classroom (100% online) (Turmas 6 a 7)
    • Webinário Acesso e Permanência na Universidade em Tempos Remotos
    • Webinário “Ensino Remoto Emergencial na UFF: planejamento, método e avaliação”
  • Setembro

    • Transmissão do Evento “Desafios e Partilhas: o ensino remoto em tempos de pandemia” organizado pelo ICHS/UFF
    • Webinário Trabalhando com Disciplinas Online
    • Webinário “Colaboração para o Semestre Remoto”
  • Outubro

    • IX Círculo de Estudos do PROIAC (Webinário) “Colaboração e interação na educação online”
    • Oficina de Conversando sobre organização e atividades no Google Classroom (Para docentes do MCT)

2019

  • Março

    • 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 3
    • 4ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
  • Maio

    • Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador
    • Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador (Campos dos Goytacazes)
    • Oficina “Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo para a Pós-Graduação em Administração”
    • Oficina “Princípios e Métodos Ativos para a Pós-Graduação em Administração”
  • Junho

    • Oficina “Currículo e Integração Curricular para a Engenharia” 
    • Oficina “Planos de Disciplina e Planos de Aula para a Engenharia”
    • Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador (Campos dos Goytacazes)
  • Agosto

    • 5ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Estágio Probatório
    • Oficina “Os desafios na inclusão do aluno com deficiência na sala de aula: possibilidades e demandas”
    • 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente para o Instituto de Saúde de Nova Friburgo
  • Setembro

    • 1º Círculo de Estudos do PROIAC
    • Minicurso para Tutores: Desenvolvendo o Professor Pesquisador
  • Outubro

  • Novembro

    • 3º Círculo de Estudos do PROIAC

2018

  • Fevereiro/Março

    • Programa de Desenvolvimento Docente
      • Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
      • Princípios dos métodos ativos de ensino
      • Método de ensino ativo com grandes grupos
      • Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
      • Avaliação de desempenho do estudante
      • Planejamento de disciplinas e plano de aula
  • Abril

    • Oficina de Desenvolvimento Docente para a Enfermagem: Avaliação 
  • Maio

    • Oficina de Aprendizagem híbrida 
    • Oficina Ferramentas Google para a Educação
  • Junho

    • Oficina Método Ativo de Ensino para o Curso de Ciência Ambiental
  • Agosto

    • 3ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em Estágio Probatório
      • Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
      • Princípios dos métodos ativos de ensino
      • Método de ensino ativo com grandes grupos
      • Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
      • Avaliação de desempenho do estudante
      • Planejamento de disciplinas e plano de aula
    • 1ª Oficina de Desenvolvimento Docente Nível 2
      • Elaboração de questões
      • Portfólio Reflexivo
      • Repensando o Currículo
      • Aprendizagem Baseado em Equipes (Team Based Learning)
  • Setembro

    • Adequação Curricular para a Farmácia
    • Fórum de Núcleos Docentes Estruturantes
      • Ciências Exatas e da Terra
      • Ciências Biológicas e da Saúde
      • Engenharias
      • Ciências Sociais Aplicadas, Humanas, Linguística, Letras e Artes
  • Outubro

2017

  • Março
    • Planejamento Estratégico para a Enfermagem
  • Abril

    • Integração de disciplina pra a Enfermagem
  • Maio

    • Avaliação 360º (oficina sob demanda)
  • Junho

    • Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?
  • Agosto

    • Programa de Desenvolvimento Docente
      • Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências
      • Princípios dos métodos ativos de ensino
      • Método de ensino ativo com grandes grupos
      • Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino
      • Avaliação de desempenho do estudante
      • Planejamento de disciplinas e plano de aula
    • Tutoria Docente (presencial e EAD)
  • Setembro

    • Tutoria Docente (presencial e EAD)
  • Outubro (durante a Agenda Acadêmica)

  • Dezembro

    • Princípios de Métodos de Ensino Ativo (sob demanda para a Administração)

2016

  • Fevereiro

    • Curso de Introdução aos Métodos Ativos de Ensino Aprendizagem (Atividade a distância)
  • Abril

    • Oficina de Planejamento Estratégico para o NDE da Medicina Veterinária
  • Maio

    • IV Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente
  • Maio a julho

    • Integração de Disciplinas – Primeiro Período – Biologia
  • Julho

    • Oficina de Método Ativo para a Medicina Veterinária
  • Setembro

    • Oficina de Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária 
  • Outubro

2015

  • Maio

    • Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa Conceitual
    • Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa Conceitual
    • Oficina Uso estratégico de recursos inovadores: Portfólio Reflexivo
  • Junho

    • Oficina “A inserção do médico veterinário no SUS: reflexões para o ensino e prática profissional”
  • Julho

    • Oficina “Aprendizagem Baseada em Problemas”
  • Agosto

    • Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva do Farmacêutico
    • Oficina “Exame Clínico Objetivo Estruturado para a Medicina Veterinária” (oficina sob demanda)
    • Fórum Sustentabilidade e o Ensino de Medicina Veterinária
  • Setembro/Outubro/Novembro

    • Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva – Biologia
  • Novembro

    • Integrando a Unidade Rumo à Formação Profissional Efetiva – Nutrição
  • Dezembro

    • Curso de Introdução aos Métodos Ativos de Ensino Aprendizagem (Atividade a distância)

2014

  • Abril

    • Oficina “Avaliação – Feedback?”
    • Oficina “Avaliação – O que é? Como é? De quem é?”
  • Maio

    • Oficina “Uso Estratégico de Recursos Inovadores: Portfólio Reflexivo”
    • Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?
  • Junho

    • Oficina “Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária”
  • Agosto

    • Oficina “Currículo: O que é? Como é? De quem é?”
    • Oficina “Uso estratégico de recursos inovadores: Mapa conceitual”
  • Setembro

    • Oficina “Desafios do Ensino Superior”
    • Oficina “Método Ativo para a Medicina Veterinária”
  • Outubro

  • Novembro


Oficina Interdisciplinaridade para a Medicina Veterinária

Oficina “Desafios do Ensino Superior”

Oficina Método Ativo para a Medicina Veterinária

Participantes e instrutora da Oficina
Método Ativo para a Medicina Veterinária

2013

  • Março

    • NDE Biologia Oficina: Planejamento Estratégico na implantação do NDE
  • Maio

    •  Oficina de Método de Ensino Ativo – Aprendizagem Baseada em Equipe (TBL)
  • Junho

    • Oficina “Método de Ensino Ativo: Qual a diferença?”
  • Julho

    • II Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente
    • NDE Química Apresentação: Reflexões sobre o trabalho do NDE
    • Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”
    • Oficina “Método de Ensino Ativo: Qual a diferença?”
  • Agosto

    • Oficina “Nuvens não passageiras: produtividade em equipe”
    • Oficina “Currículo – O que é? Como é? De quem é?”
  • Novembro

  • Dezembro

    • III Oficina de Desenvolvimento Profissional Docente: Interdisciplinaridade

2012

  • Julho

    • NDE Enfermagem – Oficina: O que é Currículo? Uso do mapa conceitual
  • Setembro

    • Oficina: Currículo – O que é? De quem é? Pra quem é?
  • Outubro

    • NDE Nutrição: Reflexões sobre o ensino ativo
  • Novembro

    • NDE Biologia – Apresentação: 10 Passos para a implantação e implementação das comissões de acompanhamento curricular
    • NDE Veterinária – Apresentação: 10 Passos para a implantação e implementação das comissões de acompanhamento curricular
  • Dezembro

    •  Oficina: Currículo – Construção conceitual

Noticias

Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.

Atenção docentes! Estão abertas as próximas oficinas do PROIAC. Dessa vez as oficinas tratarão do uso didático das tecnologias digitais para o ensino superior. Elas ocorrerão no período de 21 a 25/08/2023 exclusivamente online. Clique aqui para maiores informações e...

Notícias

Inscrições abertas para as oficinas de Março de 2024

Prezados, Informamos que as próximas oficinas do PROIAC ocorrerão de 11 a 15 de março de 2024, presencialmente em Niterói. Professores que ingressaram a partir de julho de 2023 devem se inscrever apenas na 10ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em...

ler mais
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.

Atenção docentes! Estão abertas as próximas oficinas do PROIAC. Dessa vez as oficinas tratarão do uso didático das tecnologias digitais para o ensino superior. Elas ocorrerão no período de 21 a 25/08/2023 exclusivamente online. Clique aqui para maiores informações e...

ler mais
Skip to content