Esse ano, completamos 10 edições das Mostras de Inovação! Venha comemorar conosco apresentando a sua inovação! Nesse evento consideramos inovação toda mudança que os docentes fazem em sua prática de ensino visando sair do modelo convencional de sala de aula em que o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno receptores passivos.

Nosso público alvo são docentes do ensino superior de qualquer instituição.

Datas Importantes:

2.1. Inscrição de participantes: até 27 de junho de 2025;
2.2. Inscrição de trabalhos: até 30 de maio de 2025, às 23h59min.;
2.3. Avaliação dos trabalhos: 02 a 13 de junho de 2025;
2.4. Data de divulgação dos trabalhos aceitos: até 16 de junho de 2025;
2.5. Data de envio dos vídeos: até o dia 30 de junho de 2025, às 12h;
2.6. Realização do evento: 04 de julho de 2025;
2.6.1. Apresentação dos vídeos no Youtube: a partir das 09 horas; e
2.6.2. Debate dos trabalhos: online – a partir das 10 horas, ou presencialmente – a partir das 14 horas, em local ou link a ser disponibilizado posteriormente.

Baixe aqui o edital completo

Inscrição de Participantes

Podem se inscrever docentes e discentes da UFF e de outras Instituições de Educação Superior (IES), mesmo sem a submissão de trabalhos.

As inscrições estão abertas até 27 de junho e podem ser realizadas clicando-se aqui

Submissão de Trabalhos

Cada docente poderá submeter até 2 (dois) trabalhos sob a forma de resumos.

Serão aceitos trabalhos oriundos da prática docente no ensino superior, inclusive no âmbito de Programas Acadêmicos, tais como Monitoria, Tutoria, Programa de Educação Tutorial – PET e PROPET,
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, entre outros. Todos os trabalhos submetidos à Mostra devem versar sobre inovações realizadas no ensino superior e se adequar aos
eixos do evento.

Eixos de trabalhos

Eixo 1: Uso de tecnologias digitais no Ensino Superior
B. Eixo 2: Uso inovador de recursos educacionais ou de Métodos Ativos no Ensino Superior
C. Eixo 3: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior
D. Eixo 4: Integração Ensino e Extensão

Normas para submissão

Os resumos podem apresentar resultados de pesquisas ou relatos de experiências realizados no ensino superior.

Os mesmos devem ser escritos em português, contendo os seguintes itens:

A. Introdução, motivação e objetivos (até 1.500 caracteres): deve apresentar o tema de estudo/pesquisa/experiência a partir de uma questão relacionada ao ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Deve trazer a motivação da investigação, justificada teoricamente e explicitada por meio de objetivo(s). Informe, neste item, se o trabalho foi oriundo de conhecimentos adquiridos nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC ou de outro programa.

B. Desenvolvimento (até 1.000 caracteres): deve descrever as etapas ou atividades realizadas pertinente
ao alcance do(s) objetivo(s) proposto(s) na introdução.

C. Resultados (até 2.000 caracteres): deve descrever a análise qualitativa e/ou quantitativa dos fatos
observados após a realização das etapas ou atividades adotadas para o alcance do(s) objetivo(s).

D. Conclusão (até 500 caracteres): deve apresentar de forma clara e concisa a resposta ao(s) objetivo(s)
proposto(s).

E. Referências: devem ser apresentadas em formato ABNT.

Seu trabalho já está pronto? Clique aqui e submeta até o dia 30 de maio.

Assista às apresentações do ano passado!

Resultado da Avaliação dos Resumos

Em breve!

Noticias

Chamada para novos membros do PROIAC

Se você é docente ou técnico administrativo do quadro permanente da UFF e gostaria de participar do Programa de Inovação e Assessoria Curricular, está aberto edital de chamada de novos membros. As inscrições vão até 29 de dezembro de 2024. O edital está disponível no...

Notícias

Chamada para novos membros do PROIAC
Chamada para novos membros do PROIAC

Se você é docente ou técnico administrativo do quadro permanente da UFF e gostaria de participar do Programa de Inovação e Assessoria Curricular, está aberto edital de chamada de novos membros. As inscrições vão até 29 de dezembro de 2024. O edital está disponível no...

ler mais
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.

Atenção docentes! Estão abertas as próximas oficinas do PROIAC. Dessa vez as oficinas tratarão do uso didático das tecnologias digitais para o ensino superior. Elas ocorrerão no período de 21 a 25/08/2023 exclusivamente online. Clique aqui para maiores informações e...

ler mais
Skip to content