Esse ano, completamos 10 edições das Mostras de Inovação! Venha comemorar conosco apresentando a sua inovação! Nesse evento consideramos inovação toda mudança que os docentes fazem em sua prática de ensino visando sair do modelo convencional de sala de aula em que o professor é o transmissor de conhecimento e o aluno receptores passivos.
Nosso público alvo são docentes do ensino superior de qualquer instituição.
Datas Importantes:
2.1. Inscrição de participantes: até 27 de junho de 2025;
2.2. Inscrição de trabalhos: até 30 de maio de 2025, às 23h59min.;
2.3. Avaliação dos trabalhos: 02 a 13 de junho de 2025;
2.4. Data de divulgação dos trabalhos aceitos: até 16 de junho de 2025;
2.5. Data de envio dos vídeos: até o dia 30 de junho de 2025, às 12h;
2.6. Realização do evento: 04 de julho de 2025;
2.6.1. Apresentação dos vídeos no Youtube: a partir das 09 horas; e
2.6.2. Debate dos trabalhos: online – a partir das 10 horas, ou presencialmente – a partir das 14 horas, em local ou link a ser disponibilizado posteriormente.
Inscrição de Participantes
Podem se inscrever docentes e discentes da UFF e de outras Instituições de Educação Superior (IES), mesmo sem a submissão de trabalhos.
As inscrições estão abertas até 27 de junho e podem ser realizadas clicando-se aqui
Submissão de Trabalhos
Cada docente poderá submeter até 2 (dois) trabalhos sob a forma de resumos.
Serão aceitos trabalhos oriundos da prática docente no ensino superior, inclusive no âmbito de Programas Acadêmicos, tais como Monitoria, Tutoria, Programa de Educação Tutorial – PET e PROPET,
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, entre outros. Todos os trabalhos submetidos à Mostra devem versar sobre inovações realizadas no ensino superior e se adequar aos
eixos do evento.
Eixos de trabalhos
Eixo 1: Uso de tecnologias digitais no Ensino Superior
B. Eixo 2: Uso inovador de recursos educacionais ou de Métodos Ativos no Ensino Superior
C. Eixo 3: Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior
D. Eixo 4: Integração Ensino e Extensão
Normas para submissão
Os resumos podem apresentar resultados de pesquisas ou relatos de experiências realizados no ensino superior.
Os mesmos devem ser escritos em português, contendo os seguintes itens:
A. Introdução, motivação e objetivos (até 1.500 caracteres): deve apresentar o tema de estudo/pesquisa/experiência a partir de uma questão relacionada ao ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Deve trazer a motivação da investigação, justificada teoricamente e explicitada por meio de objetivo(s). Informe, neste item, se o trabalho foi oriundo de conhecimentos adquiridos nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC ou de outro programa.
B. Desenvolvimento (até 1.000 caracteres): deve descrever as etapas ou atividades realizadas pertinente
ao alcance do(s) objetivo(s) proposto(s) na introdução.
C. Resultados (até 2.000 caracteres): deve descrever a análise qualitativa e/ou quantitativa dos fatos
observados após a realização das etapas ou atividades adotadas para o alcance do(s) objetivo(s).
D. Conclusão (até 500 caracteres): deve apresentar de forma clara e concisa a resposta ao(s) objetivo(s)
proposto(s).
E. Referências: devem ser apresentadas em formato ABNT.
Seu trabalho já está pronto? Clique aqui e submeta até o dia 30 de maio.
Assista às apresentações do ano passado!
Resultado da Avaliação dos Resumos
Em breve!