Material das oficinas

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2023 – 2024

9ª e 10ª Oficina de Desenvolvimento Docentes para Professores em Estágio Probatório

MASETTO, M. T. (2015) Competência pedagógica do professor universitário. 3
ed. São Paulo: Summus

O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior

Oficina Princípios de Métodos Ativos 

What Is Active Learning?

Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes Berbel (2011)

Oficina Feedback e Relação Professor-aluno

Twelve tips for giving feedback effectively in the clinical environment

AVALIAÇÃO FORMATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AINDA UM DESAFIO

Oficina Plano de Ensino e Plano de Aula

Modelo Plano de Disciplina

Modelo Plano de Aula 

Oficina 100 métodos ativos para usar antes de se aposentar

Lista técnicas interativas (em inglês)

A roda padagogy – Não é sobre Apps, é sobre Pedagogia

 Padagogy Wheel

 Oficina Aprendizado Baseado em Projetos 

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.

Oficina Uso Pedagógico do Mapa Conceitual 

The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them

Construindo mapas conceituais

Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations

Instalação do CMapTools

Vídeo sobre uso do CMapTools

 

Oficina Como integrar ensino e extensão 

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde

A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação

Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada

El Preceitos Freireanos na politica nacional de extensao universitaria brasileira: uma construção conceitual

Práxis e curricularização da extensão universitária na Educação Física

Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação

CURRICULARIZAR A EXTENSÃO OU EXTENSIONALIZAR O CURRÍCULO? APORTES TEÓRICOS E PRÁTICAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO ANTE A ESTRATÉGIA 12.7 DO PNE

Protagonismo estudantil e curricularização da extensão: quando os estudantes movem estruturas

Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado

INTEGRAÇÃO ENSINO/SERVIÇO/COMUNIDADE: A EXTENSÃO COMO CONSTITUINTE ORGÂNICO DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA. RELATO DE EXPERIÊNCIA

RESOLUÇÃO No 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018

Métodos ativos que usam casos 

SEVEN PRINCIPLES OF EFFECTIVE CASE DESIGN FOR A PROBLEM-BASED CURRICULUM

Problem construction – D. Dolmans and H. Snellen-Balendong

A ESCRITA DE CASOS EM PROBLEM BASED LEARNING: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

Mapa Conceitual PBL 

Twelve tips for constructing problem-based learning cases

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2021 e 2022

1º Webinário do PROIAC Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Os desafios da docência no século XXI  – UFPI

1ª e 2ª Oficinas Potencializando a Aprendizagem usando o Classroom

Playlists:

Lives do Curso “Potencializando a Aprendizagem com o Classroom”

Canal Prof. Julio Cesar Passos

Google for Education

Professus21

Texto

Cartilha sobre Direitos Autorais UFLA

Princípios da Educação Online

Desafios da Ubiquidade para a Educação

Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida

O COVID19 e o fim da educação a distância: um ensaio

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2020

2ª Oficina Os desafios da inclusão do aluno com deficiência em sala de aula

Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

The Padagogy Wheel – It’s Not About The Apps, It’s About The Pedagogy

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Oficina Currículo

Pasta com DCN

Compentência ou competências

Notas sobre a experiência e o saber da experiência

Oficinas para a Engenharia

Currículo e Integração Curricular

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2019

Oficinas para Estágio Probatório

Princípios de Métodos Ativos de Ensino

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

Relação Professor-Aluno

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Ática, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP. Pedro & João, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG, 2002.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano.
VEIGA, I.P.A. (Org). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico – livro pra professores. São Paulo, Ática, 2009.

Currículo

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

Plano de Disciplina

Modelo de Plano de Aula

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Princípios de Avaliação do Discente

Oficinas de Desenvolvimento Docente Nível 3

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Kahoot!

Interdisciplinaridade

Avaliação: Como elaborar questões

Aprendizagem Baseada em Projetos

Bender, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora: Porto Alegre, 2014. 156p.

Aprendizado Baseado em Projetos da UFF Petrópolis

Experiência da Escola Maria Peregrina

Five keys to rigorous Project Based Learning

Uso do Plano de Negócios na Aprendizagem Baseada em Projetos

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Fevereiro/Março 2018

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Competências em Educação: conceitos e significado pedagógico

Evidencias Funcionamento dos Métodos Ativos de Ensino

Where´s the evidence that active learning works?

Does active learning works? A Review of the research.

Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics

Avaliação de Desempenho do Estudante

Recomendação para Elaboração de Questões

Plano de Disciplina

Plano de Disciplina

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Agosto 2017

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Principios de Métodos Ativos de Ensino

Métodos de Ensino Ativo para Grandes Grupos

  • Organização curricular baseado em competência na educação médica.
  • Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação

  • A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los.
  • CMapTools
  • Kahoot!

Poll Everywhere: Live interactive audience participation

Avaliação de Desempenho do Estudante

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

  • Araujo, D. Noção de Competência e organização curricular. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, p.32-43, 2007.
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
  • VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
  • VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.

Oficina “Avaliação: Feedback

Oficina “Curriculo: O que é? Como é? Pra quem é?”

Oficina “Avaliação – O que é, Como é, Pra quem é?

Oficina “Método de Ensino Ativo – Qual é a diferença?”

Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”

Noticias

Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.

Atenção docentes! Estão abertas as próximas oficinas do PROIAC. Dessa vez as oficinas tratarão do uso didático das tecnologias digitais para o ensino superior. Elas ocorrerão no período de 21 a 25/08/2023 exclusivamente online. Clique aqui para maiores informações e...

Notícias

Inscrições abertas para as oficinas de Março de 2024

Prezados, Informamos que as próximas oficinas do PROIAC ocorrerão de 11 a 15 de março de 2024, presencialmente em Niterói. Professores que ingressaram a partir de julho de 2023 devem se inscrever apenas na 10ª Oficina de Desenvolvimento Docente para Professores em...

ler mais
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.
Abertas inscrições para as oficinas do segundo semestre.

Atenção docentes! Estão abertas as próximas oficinas do PROIAC. Dessa vez as oficinas tratarão do uso didático das tecnologias digitais para o ensino superior. Elas ocorrerão no período de 21 a 25/08/2023 exclusivamente online. Clique aqui para maiores informações e...

ler mais
Skip to content