Material das oficinas

1º Webinário do PROIAC Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Os desafios da docência no século XXI  – UFPI

1ª e 2ª Oficinas Potencializando a Aprendizagem usando o Classroom

Playlists:

Lives do Curso “Potencializando a Aprendizagem com o Classroom”

Canal Prof. Julio Cesar Passos

Google for Education

Professus21

Texto

Cartilha sobre Direitos Autorais UFLA

Princípios da Educação Online

Desafios da Ubiquidade para a Educação

Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida

O COVID19 e o fim da educação a distância: um ensaio

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2020

2ª Oficina Os desafios da inclusão do aluno com deficiência em sala de aula

Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

The Padagogy Wheel – It’s Not About The Apps, It’s About The Pedagogy

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Oficina Currículo

Pasta com DCN

Compentência ou competências

Notas sobre a experiência e o saber da experiência

Oficinas para a Engenharia

Currículo e Integração Curricular

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2019

Oficinas para Estágio Probatório

Princípios de Métodos Ativos de Ensino

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

Relação Professor-Aluno

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Ática, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP. Pedro & João, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG, 2002.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano.
VEIGA, I.P.A. (Org). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico – livro pra professores. São Paulo, Ática, 2009.

Currículo

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

Plano de Disciplina

Modelo de Plano de Aula

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Princípios de Avaliação do Discente

Oficinas de Desenvolvimento Docente Nível 3

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Kahoot!

Interdisciplinaridade

Avaliação: Como elaborar questões

Aprendizagem Baseada em Projetos

Bender, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora: Porto Alegre, 2014. 156p.

Aprendizado Baseado em Projetos da UFF Petrópolis

Experiência da Escola Maria Peregrina

Five keys to rigorous Project Based Learning

Uso do Plano de Negócios na Aprendizagem Baseada em Projetos

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Fevereiro/Março 2018

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Competências em Educação: conceitos e significado pedagógico

Evidencias Funcionamento dos Métodos Ativos de Ensino

Where´s the evidence that active learning works?

Does active learning works? A Review of the research.

Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics

Avaliação de Desempenho do Estudante

Recomendação para Elaboração de Questões

Plano de Disciplina

Plano de Disciplina

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Agosto 2017

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Principios de Métodos Ativos de Ensino

Métodos de Ensino Ativo para Grandes Grupos

  • Organização curricular baseado em competência na educação médica.
  • Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação

  • A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los.
  • CMapTools
  • Kahoot!

Poll Everywhere: Live interactive audience participation

Avaliação de Desempenho do Estudante

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

  • Araujo, D. Noção de Competência e organização curricular. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, p.32-43, 2007.
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
  • VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
  • VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.

Oficina “Avaliação: Feedback

Oficina “Curriculo: O que é? Como é? Pra quem é?”

Oficina “Avaliação – O que é, Como é, Pra quem é?

Oficina “Método de Ensino Ativo – Qual é a diferença?”

Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”

Noticias

Professoras do PROIAC participam do PODCAST EDU-INOVA

O EDU-INOVA  é um grupo de pesquisa que de dentre as linhas de pesquisa está a Desenvolvimento Docente. O grupo convidou a prof. Cláudia Borges, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e idealizadora do PROIAC para conversar O PROIAC sobre esse...

Notícias

Professoras do PROIAC participam do PODCAST EDU-INOVA
Professoras do PROIAC participam do PODCAST EDU-INOVA

O EDU-INOVA  é um grupo de pesquisa que de dentre as linhas de pesquisa está a Desenvolvimento Docente. O grupo convidou a prof. Cláudia Borges, professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e idealizadora do PROIAC para conversar O PROIAC sobre esse...

ler mais
Eventos em Comemoração aos 10 anos do PROIAC
Eventos em Comemoração aos 10 anos do PROIAC

Entre os dias 16 e 18 de agosto de 2022, foram realizados os eventos de comemoração aos 10 anos de atuação do PROIAC. Nessa oportunidade realizaram-se a VII Mostra de Inovação no Ensino Superior, o IV Encontro de Docentes da UFF e oficinas sobre Feedback. Pensando em...

ler mais
Divulgação de oficina da Comissão UFF Acessível 2022
Divulgação de oficina da Comissão UFF Acessível 2022

Estão abertas as inscrições para a oficina online de capacitação “Introdução à Inclusão e Acessibilidade na UFF: Aspectos Legais, Pedagógicos e Atitudinais”!  Público-alvo: servidores docentes em efetivo exercício, em especial aos que se encontram em estágio...

ler mais
Inscrições Abertas para as Próximas Oficinas
Inscrições Abertas para as Próximas Oficinas

Nossas próximas oficinas ocorrerão entre os dias 15 e 25/03/2022 e continuarão no formato online, devido ao avanço da nova variante de Coronavírus. Dessa vez ofereceremos 5 oficinas abertas à todos os docentes do curso e nossa tradicional Oficina para...

ler mais
Skip to content