Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2023 – 2024
9ª e 10ª Oficina de Desenvolvimento Docentes para Professores em Estágio Probatório
MASETTO, M. T. (2015) Competência pedagógica do professor universitário. 3
ed. São Paulo: Summus
O uso das TICs como ferramenta de ensino-aprendizagem no Ensino Superior
Oficina Princípios de Métodos Ativos
Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica
As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes Berbel (2011)
Oficina Feedback e Relação Professor-aluno
Twelve tips for giving feedback effectively in the clinical environment
AVALIAÇÃO FORMATIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AINDA UM DESAFIO
Oficina Plano de Ensino e Plano de Aula
Oficina 100 métodos ativos para usar antes de se aposentar
Lista técnicas interativas (em inglês)
A roda padagogy – Não é sobre Apps, é sobre Pedagogia
Oficina Aprendizado Baseado em Projetos
BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso Editora, 2015.
Oficina Uso Pedagógico do Mapa Conceitual
The Theory Underlying Concept Maps and How to Construct Them
Oficina Como integrar ensino e extensão
A influência da extensão universitária na criação de habilidades e competências durante a graduação
Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada
Práxis e curricularização da extensão universitária na Educação Física
Educação popular, extensão universitária e metodologias da libertação
Protagonismo estudantil e curricularização da extensão: quando os estudantes movem estruturas
Extensão acadêmica, currículo e intercâmbio com a comunidade = aprendizado
RESOLUÇÃO No 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018
Métodos ativos que usam casos
SEVEN PRINCIPLES OF EFFECTIVE CASE DESIGN FOR A PROBLEM-BASED CURRICULUM
Problem construction – D. Dolmans and H. Snellen-Balendong
A ESCRITA DE CASOS EM PROBLEM BASED LEARNING: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ENFERMAGEM
Twelve tips for constructing problem-based learning cases
Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2021 e 2022
1º Webinário do PROIAC Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior
Os desafios da docência no século XXI – UFPI
1ª e 2ª Oficinas Potencializando a Aprendizagem usando o Classroom
Playlists:
Lives do Curso “Potencializando a Aprendizagem com o Classroom”
Canal Prof. Julio Cesar Passos
Texto
Cartilha sobre Direitos Autorais UFLA
Desafios da Ubiquidade para a Educação
Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife
Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida
O COVID19 e o fim da educação a distância: um ensaio
Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2020
2ª Oficina Os desafios da inclusão do aluno com deficiência em sala de aula
Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense
100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar
The neuroscience of joyfull education
The impact of joy and enjoyment on adult´s learning
The Padagogy Wheel – It’s Not About The Apps, It’s About The Pedagogy
Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
Oficina Currículo
Notas sobre a experiência e o saber da experiência
Oficinas para a Engenharia
Currículo e Integração Curricular
- Parecer aprovando as DCNs
- Harden, 2000. The integration ladder: a tool for curriculum planning and evaluation
- Curriculum planning and evaluation for medical courses
- Curriculo por competências
- Achieving Competence-Based Curriculum In Engineering Education In Spain
- Bolella, Machado, 2010. O Currículo por Competências e sua Relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina.
- Nikolov, Shoikova, Kovatcheva, 2014. Competence Based Framework for Curriculum Development
Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2019
Oficinas para Estágio Probatório
Princípios de Métodos Ativos de Ensino
As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes
Relação Professor-Aluno
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Ática, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP. Pedro & João, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG, 2002.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano.
VEIGA, I.P.A. (Org). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico – livro pra professores. São Paulo, Ática, 2009.
Currículo
- Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação – MEC
- Noção de Competência e organização curricular.
- Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da saúde.
- Curriculum and course design.
Planejamento de Disciplina e Plano de Aula
100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar
The neuroscience of joyfull education
The impact of joy and enjoyment on adult´s learning
Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
Princípios de Avaliação do Discente
- Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.
- Por que falar ainda em avaliação?
- GIL, Antonio C. Metodologia do Ensino Superior. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2005.
- LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
- MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2a ed. São Paulo: Summus, 2012.
- MORETTO, Vasco P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Oficinas de Desenvolvimento Docente Nível 3
Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino
Interdisciplinaridade
Avaliação: Como elaborar questões
Aprendizagem Baseada em Projetos
Bender, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora: Porto Alegre, 2014. 156p.
Aprendizado Baseado em Projetos da UFF Petrópolis
Experiência da Escola Maria Peregrina
Five keys to rigorous Project Based Learning
Uso do Plano de Negócios na Aprendizagem Baseada em Projetos
Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Fevereiro/Março 2018
Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.
Competências em Educação: conceitos e significado pedagógico
Evidencias Funcionamento dos Métodos Ativos de Ensino
Where´s the evidence that active learning works?
Does active learning works? A Review of the research.
Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics
Avaliação de Desempenho do Estudante
Recomendação para Elaboração de Questões
Plano de Disciplina
Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Agosto 2017
Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.
- Diretrizes Curriculares – Cursos de Graduação – MEC
- Noção de Competência e organização curricular.
- Integração curricular: um desafio para os cursos de graduação da área da saúde.
- Curriculum and course design.
Principios de Métodos Ativos de Ensino
Métodos de Ensino Ativo para Grandes Grupos
- Organização curricular baseado em competência na educação médica.
- Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
- MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação
Poll Everywhere: Live interactive audience participation
Avaliação de Desempenho do Estudante
- Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais.
- Por que falar ainda em avaliação?
- GIL, Antonio C. Metodologia do Ensino Superior. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2005.
- LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem na escola. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2005.
- MASETTO, Marcos T. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2a ed. São Paulo: Summus, 2012.
- MORETTO, Vasco P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Planejamento de Disciplina e Plano de Aula
- Araujo, D. Noção de Competência e organização curricular. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, p.32-43, 2007.
- MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
- VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
- VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.
Oficina “Avaliação: Feedback“
- Avaliação formativa e formação de professores: ainda um desafio
- Formative Assessment in Higher Education
- Líderes instrucionais e sua capacidade de fornecer feedback aos professores
- The power of feedback
- Developing a program strategy for feedback on assessed work
- Learning is a two-way street
- Challenges in multisource feedback: intended and unintended outcome
Oficina “Curriculo: O que é? Como é? Pra quem é?”
Oficina “Avaliação – O que é, Como é, Pra quem é?
- Avaliação da Aprendizagem do Estudante
- Why do I like assessment? Let me count the ways
- Avalição formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis.
Oficina “Método de Ensino Ativo – Qual é a diferença?”
- What is Active Learning?
- The Essencial Elements of Team-Based Learning
- Making Cooperative Learning Work
- TBL Handout
- Improvement in generic problem-solving abilities of students by use of tutor-less problem-based learning in a large classroom setting.
- Too much content, not enough thinking, and too little FUN.
- Where is the evidence that active learning works?
- A corrente sócio-histórica de psicologia.
- Aprendizagem significativa crítica.
- Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada.
- Promoting student metacognition
- Developing a research culture in the undergraduate curriculum
- As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes
Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”
- Mapas conceituais e aprendizagem significativa
- Construindo mapas conceituais
- Formação Reflexiva: representações dos professores acerca do uso do portfólio reflexivo na formação demédicos e engenheiros
- Portifólio reflexivo: uma estratégia para formação em medicina
- Reflective writing: insights into what lies beneath
- Learning, creating and using knowledge
- The theory underlying concept maps and how to construct them