IX Mostra de Inovação no Ensino Superior
Está no ar a IX Mostra de Inovação no Ensino Superior!
O público-alvo do evento são Docentes do Ensino Superior de qualquer IES.
Acesse o edital clicando aqui.
Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: proiac.prograd@id.uff.br
Inscrições de Participantes
Podem se inscrever docentes e discentes da UFF e de outras Instituições de Educação Superior (IES), mesmo sem a submissão de trabalhos.
As inscrições devem ser realizadas pelo formulário disponível aqui até o dia 03 de junho de 2024.
Eixos para Submissão dos Trabalhos
1. Uso de tecnologias digitais no ensino superior
2. Uso inovador de recursos educacionais ou métodos ativos no ensino superior
3. Avaliação da aprendizagem no ensino superior
4. Integração Ensino e Extensão
Instruções e envio de Trabalhos
Os resumos podem apresentar resultados de pesquisas ou relatos de experiências realizados no ensino superior.
Devem conter os seguintes itens:
A. Introdução, motivação e objetivos (até 1.500 caracteres): deve apresentar o tema de estudo/pesquisa/experiência a partir de uma questão relacionada ao ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Deve trazer a motivação da investigação, justificada teoricamente e explicitada por meio de objetivo(s). Informe, neste item, se o trabalho foi oriundo de conhecimentos adquiridos nas oficinas de desenvolvimento docente do PROIAC ou de outro programa.
B. Desenvolvimento (até 1.000 caracteres): deve descrever as etapas ou atividades realizadas pertinente ao alcance do(s) objetivo(s) proposto(s) na introdução.
C. Resultados (até 2.000 caracteres): deve descrever a análise qualitativa e/ou quantitativa dos fatos
observados após a realização das etapas ou atividades adotadas para o alcance do(s) objetivo(s).
D. Conclusão (até 500 caracteres): deve apresentar de forma clara e concisa a resposta ao(s) objetivo(s)
proposto(s).
E. Referências: devem ser apresentadas em formato ABNT.
4.2.3. Os trabalhos a serem submetidos pelo link disponibilizado não podem conter imagens ou tabelas. Na apresentação, tais itens podem ser incluídos.
Submeta seu trabalho por esse link até o dia 07 de maio de 2024.
Trabalhos aprovados para apresentação
Atenção: os autores tem até 27 de maio para encaminhar os vídeos de apresentação conforme estabelecido em edital.
O termo de cessão pode ser acessado clicando aqui.
Todos os vídeos de apresentação estarão disponíveis no canal de YouTube do PROIAC a partir das 09 horas do dia 07/06/24. Clique aqui para acessar.
Os trabalhos com discussão online serão debatidos em link já enviado aos participantes, a partir das 10 horas do dia 07 de junho de 2024. Caso não tenha recebido mas gostaria de participar, solicite o link pelo e-mail proiac.prograd@id.uff.br
Os trabalhos com discussão presencial serão debatidos a partir das 14 horas do dia 07 de junho no Auditório da Faculdade de Nutrição – 4ª andar (sala 417) no Campus do Valonguinho.
Acompanhamento De Grupos Como Prática Avaliativa (debate online)
Aplicação De Atividades Lúdicas Nas Aulas De Parasitologia Clínica (debate presencial)
Aprendizado Baseado Em Problemas Para Treinamento Da Inteligência Espacial Num Curso De Engenharia (debate online)
Aprendizagem Baseada Em Projetos No Ensino Da Radiologia. (debate online)
Aprendizagem Baseada Em Projetos No Mapeamento De Áreas Protegidas (debate presencial)
Aprendizagem Baseada Em Projetos No Mapeamento Dos Biomas Brasileiros (debate presencial)
Desenvolvimento De Ferramenta Computacional Para Dimensionamento E Caracterização De Bombas Industriais (debate online)
Elaboração De Folders Educativos Como Atividade Extensionista, Desenvolvida Pelos Alunos De Farmácia – Uff (debate online)
Ensino E Extensão Com Disciplinas Extensionistas Na Engenharia Elétrica (debate online)
Estratégia Educacional Discente: Análise Territorial E Clínica Numa Escola Do Município De Nova Friburgo (debate online)
Estratégias De Prevenção E Segurança Da Saúde No Cenário Acadêmico (debate online)
Explorando O Potencial Das Tecnologias Digitais No Ensino De Libras (debate online)
Extensão E Terceira Revolução Na Formação Docente: Pistas E Construções Do Curso De Licenciatura Em Matemática Da Uff (debate online)
Extensão-Um Modelo De Ensino, Integração E Transformação Na Educação Em Saúde (debate online)
Gamificação Para Aumentar O Engajamento Em Trabalhos Grupais. (debate online)
Iniciação À Docência Matemática: Aprendizagem Ativa A Partir Das Experiências Do Pibid (debate online)
Literatura No Ensino Juridico Pela Dinâmica De Grupo (debate presencial)
Mãos Na Massa – Ensino De Anatomia Em Harmonização Orofacial Na Fouff (debate presencial)
Monitoria De Radiologia Clínica – Aplicação De Diferentes Atividades Didáticas Nos Semestres Letivos De 2023 (debate online)
O Impacto De Projetos De Extensão De Visitação À Uff Em Alunos De Ensino Médio E Graduação (debate online)
Parasinsta_ufrrj: Uma Associação Entre Parasitologia E Instagram Para O Sucesso Do Ensino Em Parasitologia (debate online)
Relato De Experiência Utilizando Estrátegia De Aprendizagem Com Foco Na Divulgação Da Reciclagem De Materiais (debate online)
Simulação Realística: Inovação Pedagógica No Ensino Da Enfermagem Ginecológica (debate online)
Tratando Temas Jurídicos Na Graduação Em Engenharia Através Da Aprendizagem Baseada Em Problemas: Relato De Experiência (debate online)
Uso De Simulação E Discussão De Caso Clínico No Ensino Da Microbiologia: Relato De Experiência (debate presencial)