ATENÇÃO! Os certificados de participação do II Encontro já estão disponíveis, clique aqui para baixar o seu.
O II encontro de Docentes de UFF aconteceu entre o dia 10 e 11 de novembro de 2014 no Auditório Florestan Fernandes, Faculdade de Educação, Bloco D, Campus do Gragoatá.
O objetivo geral do evento foi promover a comunicação e integração entre os docentes das diferentes áreas de conhecimento da UFF. De forma específica, buscou-se discutir as ações de avaliação e a sua importância para o desenvolvimento da formação profissional na UFF.
Programação
Dia 10/11/2014
9:00h – Abertura
9:15h – Mesa Redonda “Princípios da Avaliação no Ensino Superior”
Moderadora: Prof. Claudia Borges – UFF e PROIAC
Palestrantes:
Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília
Prof. Ruy Souza- Universidade Federal de Roraima
10:15h Debate
10:45h – Apresentação dos trabalhos selecionados com Café
14:00h – 18:00h – Oficina I “Avaliação: Elaboração de Questões Objetivas e Discursivas”
Facilitador: Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília
14:00h – 18:00h – Oficina II “Construção de Critérios para Avaliação”
Facilitador: Prof. Ruy Souza – Universidade Federal de Roraima
Dia 11/11/2014
09:00h – 12:30h Oficina III “Avaliação de Competências”
Facilitador: Prof. Ruy Souza – Universidade Federal de Roraima
09:00h – 12:30h Oficina IV “Avaliação Formativa e Feedback Efetivo”
Facilitador: Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília
13:30h Fórum “Avaliação no Ensino Superior”
Moderadora: Claudia Borges
Objetivo: Discutir as ações de avaliação e a sua importância para o desenvolvimento da formação profissional na UFF entre todos os docentes participantes, com produção de documento norteador de política institucional.
16:00h Apresentação oral de trabalhos selecionados
17:00h Debate com os professores convidados
Debatedores:
Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília
Prof. Ruy Souza- Universidade Federal de Roraima
17:30h Encerramento
Resumos selecionados
Apresentação Oral |
Emprego do mapa conceitual na avaliação diária continuada do aluno de graduação em odontologia |
Avaliação diversificada na aprendizagem de bem-estar animal |
Avaliação de Métodos de Ensino e Aprendizagem: utilizando o conceito de Comunidades de Prática na disciplina do Exercício Profissional na graduação em Arquitetura e Urbanismo |
Recurso interativo online como uma forma de avaliação de conteúdo e feedback apreendidos pelo aluno |
Banner |
A melhoria contínua no ensino de graduação: Um modelo para aplicação em instituições de ensino superior |
Avaliação com aprendizado |
Imagens da Drosophila melanogaster em Banners |
Avaliação do primeiro ano das atividades do PROPET sustentabilidade em medicina veterinária |
Avaliação Curso de Medicina Veterinária pelos formandos: Competências e Habilidades Gerais |
Avaliação matricial na disciplina de educação aplicada à saúde |
Avaliação do uso de jogos didáticos no ensino de Imunologia |
Heograma na prática como avaliação de discentes |
Avaliação do Perfil de Ingressantes em Curso de Graduação: Lições aprendidas e recomendações para o Acolhimento Estudantil |