Material das oficinas

1º Webinário do PROIAC Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Boas Práticas Educacionais Mediadas por Tecnologias Digitais no Ensino Superior

Os desafios da docência no século XXI  – UFPI

1ª e 2ª Oficinas Potencializando a Aprendizagem usando o Classroom

Playlists:

Lives do Curso “Potencializando a Aprendizagem com o Classroom”

Canal Prof. Julio Cesar Passos

Google for Education

Professus21

Texto

Cartilha sobre Direitos Autorais UFLA

Princípios da Educação Online

Desafios da Ubiquidade para a Educação

Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife

Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida

O COVID19 e o fim da educação a distância: um ensaio

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2020

2ª Oficina Os desafios da inclusão do aluno com deficiência em sala de aula

Política de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

The Padagogy Wheel – It’s Not About The Apps, It’s About The Pedagogy

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Oficina Currículo

Pasta com DCN

Compentência ou competências

Notas sobre a experiência e o saber da experiência

Oficinas para a Engenharia

Currículo e Integração Curricular

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC 2019

Oficinas para Estágio Probatório

Princípios de Métodos Ativos de Ensino

As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes

Relação Professor-Aluno

FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo, Ática, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GERALDI, J.W. A aula como acontecimento. São Carlos, SP. Pedro & João, 2010.
MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:UFMG, 2002.
NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano.
VEIGA, I.P.A. (Org). Didática: O ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 2007.
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância: Ensaio psicológico – livro pra professores. São Paulo, Ática, 2009.

Currículo

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

Plano de Disciplina

Modelo de Plano de Aula

100 Métodos Ativos para usar antes de se aposentar

Interctive Techniques

The neuroscience of joyfull education

The impact of joy and enjoyment on adult´s learning

Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131

MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Princípios de Avaliação do Discente

Oficinas de Desenvolvimento Docente Nível 3

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino

Kahoot!

Interdisciplinaridade

Avaliação: Como elaborar questões

Aprendizagem Baseada em Projetos

Bender, W. N. Aprendizagem Baseada em Projetos: educação diferenciada para o século XXI. Penso editora: Porto Alegre, 2014. 156p.

Aprendizado Baseado em Projetos da UFF Petrópolis

Experiência da Escola Maria Peregrina

Five keys to rigorous Project Based Learning

Uso do Plano de Negócios na Aprendizagem Baseada em Projetos

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Fevereiro/Março 2018

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Competências em Educação: conceitos e significado pedagógico

Evidencias Funcionamento dos Métodos Ativos de Ensino

Where´s the evidence that active learning works?

Does active learning works? A Review of the research.

Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics

Avaliação de Desempenho do Estudante

Recomendação para Elaboração de Questões

Plano de Disciplina

Plano de Disciplina

Programa de Desenvolvimento Docente PROIAC e PROGEPE Agosto 2017

Oficina Diretrizes Curriculares Nacionais, Currículos e Competências.

Principios de Métodos Ativos de Ensino

Métodos de Ensino Ativo para Grandes Grupos

  • Organização curricular baseado em competência na educação médica.
  • Masetto, M. T. Técnicas para o desenvolvimento da aprendizagem em aula. In: Competência Pedagógica do Professor Universitário. São Paulo: Summus. 2003.p.85-131
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.

Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação

  • A Teoria Subjacente aos Mapas Conceituais e como elaborá-los e usá-los.
  • CMapTools
  • Kahoot!

Poll Everywhere: Live interactive audience participation

Avaliação de Desempenho do Estudante

Planejamento de Disciplina e Plano de Aula

  • Araujo, D. Noção de Competência e organização curricular. Revista Baiana de Saúde Pública, v. 31, p.32-43, 2007.
  • MASSETO,Marcos T, O professor na hora da verdade: a prática docente no ensino superior. São Paulo. Avercamp, 2010.
  • VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Plano de Ensino-Aprendizagem e Projeto Educativo. São Paulo: Libertat, 1995.
  • VEIGA, Ilma P. A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1996.

Oficina “Avaliação: Feedback

Oficina “Curriculo: O que é? Como é? Pra quem é?”

Oficina “Avaliação – O que é, Como é, Pra quem é?

Oficina “Método de Ensino Ativo – Qual é a diferença?”

Oficina “Uso Estratégico de recursos didáticos inovadores – Mapa Conceitual e Portfólio Reflexivo”

Próximas oficinas

Parceria com o PROIAC para a transmissão de eventos no YouTube

Prezados, a partir de Abril de 2021 estaremos assinando o programa Streamyard para a transmissão de eventos em nosso canal de YouTube. Caso os departamentos/unidades estejam organizando eventos sobre o ensino do seu curso/área e tenham interesse em transmiti-lo em...

Notícias

Oficinas de Desenvolvimento Docente com inscrições abertas!

Entre os dias 31 de maio e 11 de junho de 2021, ofereceremos 6 oficinas em parceria com a EGGP/PROGEPE. Enquanto durar o ensino remoto, todas as nossas oficinas serão oferecidas online. Clique nos links correspondentes para acessar as informações e realizar sua...

Proiac UFF oferece 6 Oficinas para Desenvolvimento Docente

MAI032021Escrito por prograd As oficinas fortalecem o corpo docente da UFF e promovem trocas de experiências importantes O Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que trabalha em consonância com o PDI e...