JUL032023Escrito por prograd
A iniciativa fez parte dos eventos de comemoração de 10 anos do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC), que é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.
Na sexta-feira, 30 de junho, a UFF divulgou a 1ª Edição do Volume 2 dos Cadernos de Docência e Inovação no Ensino Superior, cujo tema é “Anais da VII Mostra de Inovação no Ensino Superior”. A publicação, organizada pelo Proiac, reúne os artigos apresentados na VII Mostra de Inovação no Ensino Superior, realizada entre os dias 16 e 18 de agosto de 2022, na Universidade.
Nesta Edição dos Cadernos de Docência e Inovação, estão reunidos 5 dos trabalhos apresentados na VII Mostra. De acordo com o publicado no Editorial da publicação, escrito por Silvia Pereira e Luiza Valente, membros do Proiac, “Ficou bastante claro o uso dos recursos digitais aprendidos durante a Pandemia de Covid-19 e o ensino remoto na UFF. Entretanto, as experiências não se restringem às possibilidades de uso no ensino remoto e sim na integração dessas tecnologias com as atividades presenciais.” O periódico está disponível no Portal de Periódicos da UFF – https://periodicos.uff.br/ – e pode ser acessado diretamente em https://periodicos.uff.br/docines .
A VII Mostra teve como objetivo divulgar e discutir as boas práticas de ensino superior presencial e/ou híbrido e as pesquisas correlatas. Ao todo, o evento contou com 20 apresentações de trabalhos distribuídos nos seguintes eixos: colaboração e interatividade no ensino superior, métodos de ensino superior e avaliação da aprendizagem no ensino superior. Os trabalhos apresentados podem ser assistidos no vídeo do canal do YouTube PROIAC PROGRAD UFF, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=j4z5B6TdtLo.
O Proiac já se prepara para mais uma Edição do Cadernos. Desta vez, a publicação vai contemplar os Anais da XXIV Semana de Monitoria – 2022, que foi realizada durante a Agenda Acadêmica UFF/Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do ano passado, reunindo 17 artigos de várias áreas do conhecimento. Serão aceitos apenas trabalhos relacionados aos Programas de Monitoria e Tutoria da UFF realizados no ano de 2022. As organizadoras apontam que “objetivo é promover uma análise crítica dos temas e, por este motivo, não serão aceitos relatos apenas descritivos”. As submissões poderão ser feitas até 24 de julho de 2023. Para mais informações sobre como submeter o artigo, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LODI7A0_JYA