V Mostra de Inovação no Ensino Superior (2019)

No dia 24 de Outubro, durante a Agenda Acadêmica, o PROIAC organizou a V Mostra de Inovação no Ensino Superior. O objetivo do evento foi promover a divulgação de Boas Práticas no Ensino Superior e pesquisas correlatas.

O evento promoveu o lançamento da coletânea Redes de educação “Educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: Contribuições para o ensino de educação”.



Título do trabalho

Autores

Planejamento e execução de ações
educativas no programa de tutoria no curso de graduação em
Nutrição no ano de 2019

Ana Paula dos Santos Rocha
Tavares, Karen Salve Coutinho Wolino, Patrícia Henriques e Silvia Pereira

Programa de Tutoria da
Graduação em Letras da UFF

Baruc Carvalho Martins,
Júlia Vieira Correia, Mykaelle Ferreira e Rudá Perini

Programa de Tutoria do Curso de
Turismo e Hotelaria

Camila de Almeida Teixeira,
Leandra Serrano de Marins Astulla, Ari da Silva Fonseca Filho, Carlos Alberto e Lidizia Soares

Desenhos de anatomia animal: Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico

Renato Luiz Silveira, Lebana Fernandes Da Silva e Viviane Alexandre Nunes Degani

Jigsaw: Um método de
aprendizagem colaborativa aplicado em Microbiologia Clínica

Nelyana Oliveira, Pablo Enrique T. Siqueira, Evelyn
Oliveira e Cláudia R. V. de Mendonça Souza

Uso integrado de métodos ativos
em disciplinas de ciências exatas

José Augusto Oliveira Huguenin

PROGRAMA DE TUTORIA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: Boas práticas no curso de bacharelado em Turismo

Valério Rodrigues de Souza
Neto, Josefa Dilma de Farias Gomes Soriano e Ari da Silva Fonseca Filho

Projeto de Tutoria do Instituto de
Saúde de Nova Friburgo – Compreender para Ensinar

Katherine Azevedo Batistela Rodrigues Thuller, Karine Cassano
Lima, Ângela Scarparo Caldo-Teixeira e Renata Tucci

Avaliação do uso de métodos
diversificados no ensino de Patologia Clínica Veterinária

Márcia de Souza Xavier, Aline Moreira de Souza e Helom Machado Soares

A produção de vídeo como
metodologia e avaliação de aprendizagem na graduação

Marco Brandão

Sistemas de Classificação: O jogo
como meio de estudo

Michely Jabala Mamede Vogel e Luiza Pires Martins

Laboratório de Gestão
Organizacional Simulada (LAGOS)

Murilo Alvarenga Oliveira

Sistema de avaliação continuada:
Integração das habilidades sócio emocionais nas atividades
discentes

Ricardo Luiz Fernandes Bella, Miriam Assunção de Souza Lepsch e Miriam Marinho Chrizostimo

Tutoria para alunos de Produção
Cultural: Amplificando saberes

Sofia Barreto e Thiago Tavares

PROGRAMA DE TUTORIA NA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: Boas práticas no curso de tecnólogo em Hotelaria

Josefa Dilma de Farias Gomes
Soriano, Valério Rodrigues de Souza Neto e Ari da Silva Fonseca Filho

Fotos

Trabalhos aceitos para apresentação 

Eixo : Métodos de Ensino

  • Mistério e magia na Educação Superior
  • Utilização de metodologia ativa no ensino superior de Patologia Clínica Veterinária
  • Semioteca : ensino remoto de Semiologia Médica
  • ESTETOSCÓPIO DIGITAL NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA
  • REVISÃO ESPAÇADA NA MONITORIA DE RADIOLOGIA CLÍNICA.
  • Ensino de processamento de materiais por meio de livro-jogo
  • ENSINO POR PROJETO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAS
  • Transportes e turismo ativos
  • Didática do Espaço Assistencial de Saúde
  • REDES SOCIAIS no ensino médico
  • Integração interdisciplinar: desafios no ensino médico
  • Vivências de ensino e educação em saúde na pandemia
  • Júri simulado na disciplina de Ética e Vigilância Sanitária do curso de Graduação em Farmácia da UFF – Relato de Experiência Docente
  • Apenas um minuto de arte ─ respiros artístico-literários em espaços de aprendizagem na UFF
  • Criação de vídeos sobre casos de óbitos de celebridades: um instrumento digital para engajamento no ensino-aprendizagem em toxicologia
  • Prática Meditativa como contribuição à aprendizagem

 

Eixo : Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

  • Avaliações 360 graus no Laboratório de Eletrônica Digital

 

Eixo : Colaboração e Interatividade no Ensino Superior

  • Criação de verbetes: ensino, pesquisa e extensão em história da psicologia
  • Ensinar com entusiasmo na pandemia
  • MONITORIA NA PANDEMIA: REFORÇO NO APRENDIZADO

 

Skip to content