A I Mostra foi uma nova iniciativa do PROIAC e sua primeira edição ocorreu durante a Agenda Acadêmica, no dia 14 de outubro de 2014, com a duração de três horas. O evento teve o objetivo de divulgar as práticas inovadoras de ensino e promover a integração entre docentes de diversos cursos da UFF. Para fins desse evento, entende-se por inovação qualquer mudança adotada no ensino, intencionalmente aplicada com base teórica e/ou experimental.
Programação
14:00h – Apresentação oral de trabalhos selecionados com debate
15:00h – Coffee break com apresentação de pôsters de trabalhos selecionados
16:00h – Apresentação oral de trabalhos selecionados com debate
Resultados
As apresentações orais foram realizadas na sala 504, Bloco A – Campus do Gragoatá a partir das 14 horas. A ordem de apresentação foi definida no local e os apresentadores tiveram até 10 minutos para exposição e outros 5 para discussão do trabalho com os presentes.
Os pôsteres deverão ter 90cm de largura por 1,20m de altura conforme item 5 das orientações de envio. Não há modelo pré-definido para eles. A apresentação ocorreu na sala 506, Bloco A – Campus do Gragoatá das 15 às 16 horas.
Título do Resumo
Apresentação Oral |
Aprendizagem baseada em projetos socioambientais: Método e experiências no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I |
Dinâmica de grupo como ferramenta de desenvolvimento da comunicação escrita e fixação de conteúdo em perícia veterinária |
Estudo de casos como ferramenta de ensino no diagnóstico por imagem |
Mobilidade urbana e turística em Niterói, interface ensino e prática |
Portal de vídeo aulas da Universidade Federal Fluminense |
Práticas interdisciplinares: A saúde coletiva e o laboratório de brinquedos na formação dos estudantes de medicina da UFF |
Problematização e portfólio reflexivo no aprendizado da sanidade avícola |
Webvideoquest de fisiologia veterinária da Universidade Federal Fluminense |
Banner |
“Quebra gelo” e jogo no estudo do bem-estar humano e animal |
Aprendizagem baseada em estudo de casos de Municípios: Aplicações no componente curricular Políticas Públicas, Governança e Meio Ambiente |
Articulação de conteúdos no ensino de ciências: A experiência com a disciplina seminário |
Avaliação do curso de medicina veterinária pelos formandos |
Desenvolvimento e emprego de métodos substitutivos para o aprendizado e prática da disciplina de clínica cirúrgica veterinária I |
Dislexia – Método de verificação baseado em demandas |
Estudos de casos na aprendizagem do bem-estar animal na faculdade de veterinária da UFF |
Experienciação de alunos da pós-graduação strictu sensu em medicina veterinária na aplicação de dois métodos ativos de ensino |
Geofísica da UFF nas Nuvens |
Inovar para transformar: Incorporação de oficinas culinárias na graduação em nutrição da UFF |
O lúdico-interativo no percurso do conhecimento |
Projeto castração HUVET/UFF |
Relato de uma experiência na utilização de tecnologias assistivas para inclusão de um aluno cego no curso tecnologia em sistemas de computação da UFF na modalidade EAD |
Resgatando sujeitos leitores |
TecTur: Seminário de Tecnologia & Turismo |
Uso do plano de negócios no ensino de administração rural para o curso de medicina veterinária |
Vivência na disciplina de educação aplicada à saúde |