I Mostra de Inovação no Ensino Superior (2014)

A I Mostra foi uma nova iniciativa do PROIAC e sua primeira edição ocorreu durante a Agenda Acadêmica, no dia 14 de outubro de 2014, com a duração de três horas. O evento teve o objetivo de divulgar as práticas inovadoras de ensino e promover a integração entre docentes de diversos cursos da UFF. Para fins desse evento, entende-se por inovação qualquer mudança adotada no ensino, intencionalmente aplicada com base teórica e/ou experimental.

Programação

14:00h – Apresentação oral de trabalhos selecionados com debate

15:00h – Coffee break com apresentação de pôsters de trabalhos selecionados

16:00h – Apresentação oral de trabalhos selecionados com debate

Resultados

As apresentações orais foram realizadas na sala 504, Bloco A – Campus do Gragoatá a partir das 14 horas. A ordem de apresentação foi definida no local e os apresentadores tiveram até 10 minutos para exposição e outros 5 para discussão do trabalho com os presentes.

Os pôsteres deverão ter 90cm de largura por 1,20m de altura conforme item 5 das orientações de envio. Não há modelo pré-definido para eles. A apresentação ocorreu na sala 506, Bloco A – Campus do Gragoatá das 15 às 16 horas.

Título do Resumo


Apresentação Oral


Aprendizagem baseada em projetos socioambientais: Método e experiências no componente curricular Crítica, Consciência e Cidadania Socioambiental I


Dinâmica de grupo como ferramenta de desenvolvimento da comunicação escrita e fixação de conteúdo em perícia veterinária


Estudo de casos como ferramenta de ensino no diagnóstico por imagem


Mobilidade urbana e turística em Niterói, interface ensino e prática


Portal de vídeo aulas da Universidade Federal Fluminense


Práticas interdisciplinares: A saúde coletiva e o laboratório de brinquedos na formação dos estudantes de medicina da UFF


Problematização e portfólio reflexivo no aprendizado da sanidade avícola


Webvideoquest de fisiologia veterinária da Universidade Federal Fluminense



Banner


“Quebra gelo” e jogo no estudo do bem-estar humano e animal


Aprendizagem baseada em estudo de casos de Municípios: Aplicações no componente curricular Políticas Públicas, Governança e Meio Ambiente


Articulação de conteúdos no ensino de ciências: A experiência com a disciplina seminário


Avaliação do curso de medicina veterinária pelos formandos


Desenvolvimento e emprego de métodos substitutivos para o aprendizado e prática da disciplina de clínica cirúrgica veterinária I


Dislexia – Método de verificação baseado em demandas


Estudos de casos na aprendizagem do bem-estar animal na faculdade de veterinária da UFF


Experienciação de alunos da pós-graduação strictu sensu em medicina veterinária na aplicação de dois métodos ativos de ensino


Geofísica da UFF nas Nuvens


Inovar para transformar: Incorporação de oficinas culinárias na graduação em nutrição da UFF


O lúdico-interativo no percurso do conhecimento


Projeto castração HUVET/UFF


Relato de uma experiência na utilização de tecnologias assistivas para inclusão de um aluno cego no curso tecnologia em sistemas de computação da UFF na modalidade EAD


Resgatando sujeitos leitores


TecTur: Seminário de Tecnologia & Turismo


Uso do plano de negócios no ensino de administração rural para o curso de medicina veterinária


Vivência na disciplina de educação aplicada à saúde

Fotos

Trabalhos aceitos para apresentação 

Eixo : Métodos de Ensino

  • Mistério e magia na Educação Superior
  • Utilização de metodologia ativa no ensino superior de Patologia Clínica Veterinária
  • Semioteca : ensino remoto de Semiologia Médica
  • ESTETOSCÓPIO DIGITAL NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA
  • REVISÃO ESPAÇADA NA MONITORIA DE RADIOLOGIA CLÍNICA.
  • Ensino de processamento de materiais por meio de livro-jogo
  • ENSINO POR PROJETO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAS
  • Transportes e turismo ativos
  • Didática do Espaço Assistencial de Saúde
  • REDES SOCIAIS no ensino médico
  • Integração interdisciplinar: desafios no ensino médico
  • Vivências de ensino e educação em saúde na pandemia
  • Júri simulado na disciplina de Ética e Vigilância Sanitária do curso de Graduação em Farmácia da UFF – Relato de Experiência Docente
  • Apenas um minuto de arte ─ respiros artístico-literários em espaços de aprendizagem na UFF
  • Criação de vídeos sobre casos de óbitos de celebridades: um instrumento digital para engajamento no ensino-aprendizagem em toxicologia
  • Prática Meditativa como contribuição à aprendizagem

 

Eixo : Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

  • Avaliações 360 graus no Laboratório de Eletrônica Digital

 

Eixo : Colaboração e Interatividade no Ensino Superior

  • Criação de verbetes: ensino, pesquisa e extensão em história da psicologia
  • Ensinar com entusiasmo na pandemia
  • MONITORIA NA PANDEMIA: REFORÇO NO APRENDIZADO

 

Skip to content