II Encontro de Docentes da UFF: Avaliação no Ensino Superior (2014)

ATENÇÃO! Os certificados de participação do II Encontro já estão disponíveis, clique aqui para baixar o seu.

O II encontro de Docentes de UFF aconteceu entre o dia 10 e 11 de novembro de 2014 no Auditório Florestan Fernandes, Faculdade de Educação, Bloco D, Campus do Gragoatá.

O objetivo geral do evento foi promover a comunicação e integração entre os docentes das diferentes áreas de conhecimento da UFF. De forma específica, buscou-se discutir as ações de avaliação e a sua importância para o desenvolvimento da formação profissional na UFF.

Programação

Dia 10/11/2014

9:00h – Abertura

9:15h – Mesa Redonda “Princípios da Avaliação no Ensino Superior”

Moderadora: Prof. Claudia Borges – UFF e PROIAC

Palestrantes:

Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília

Prof. Ruy Souza- Universidade Federal de Roraima

10:15h Debate

10:45h – Apresentação dos trabalhos selecionados com Café

14:00h – 18:00h – Oficina I “Avaliação: Elaboração de Questões Objetivas e Discursivas”

Facilitador: Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília

14:00h – 18:00h – Oficina II “Construção de Critérios para Avaliação”

Facilitador: Prof. Ruy Souza – Universidade Federal de Roraima

Dia 11/11/2014

09:00h – 12:30h Oficina III “Avaliação de Competências”

Facilitador: Prof. Ruy Souza – Universidade Federal de Roraima

09:00h – 12:30h Oficina IV “Avaliação Formativa e Feedback Efetivo”

Facilitador: Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília

13:30h Fórum “Avaliação no Ensino Superior”

Moderadora: Claudia Borges

Objetivo: Discutir as ações de avaliação e a sua importância para o desenvolvimento da formação profissional na UFF entre todos os docentes participantes, com produção de documento norteador de política institucional.

16:00h Apresentação oral de trabalhos selecionados

17:00h Debate com os professores convidados

Debatedores:

Prof. Carlos Lazarini – Faculdade de Medicina de Marília

Prof. Ruy Souza- Universidade Federal de Roraima

17:30h Encerramento

Resumos selecionados


Apresentação Oral


Emprego do mapa conceitual na avaliação diária continuada do aluno de graduação em odontologia


Avaliação diversificada na aprendizagem de bem-estar animal


Avaliação de Métodos de Ensino e Aprendizagem: utilizando o conceito de Comunidades de Prática na disciplina do Exercício Profissional na graduação em Arquitetura e Urbanismo


Recurso interativo online como uma forma de avaliação de conteúdo e feedback apreendidos pelo aluno



Banner


A melhoria contínua no ensino de graduação: Um modelo para aplicação em instituições de ensino superior


Avaliação com aprendizado


Imagens da Drosophila melanogaster em Banners


Avaliação do primeiro ano das atividades do PROPET sustentabilidade em medicina veterinária


Avaliação Curso de Medicina Veterinária pelos formandos: Competências e Habilidades Gerais


Avaliação matricial na disciplina de educação aplicada à saúde


Avaliação do uso de jogos didáticos no ensino de Imunologia


Heograma na prática como avaliação de discentes


Avaliação do Perfil de Ingressantes em Curso de Graduação: Lições aprendidas e recomendações para o Acolhimento Estudantil

Fotos

Trabalhos aceitos para apresentação 

Eixo : Métodos de Ensino

  • Mistério e magia na Educação Superior
  • Utilização de metodologia ativa no ensino superior de Patologia Clínica Veterinária
  • Semioteca : ensino remoto de Semiologia Médica
  • ESTETOSCÓPIO DIGITAL NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA
  • REVISÃO ESPAÇADA NA MONITORIA DE RADIOLOGIA CLÍNICA.
  • Ensino de processamento de materiais por meio de livro-jogo
  • ENSINO POR PROJETO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAS
  • Transportes e turismo ativos
  • Didática do Espaço Assistencial de Saúde
  • REDES SOCIAIS no ensino médico
  • Integração interdisciplinar: desafios no ensino médico
  • Vivências de ensino e educação em saúde na pandemia
  • Júri simulado na disciplina de Ética e Vigilância Sanitária do curso de Graduação em Farmácia da UFF – Relato de Experiência Docente
  • Apenas um minuto de arte ─ respiros artístico-literários em espaços de aprendizagem na UFF
  • Criação de vídeos sobre casos de óbitos de celebridades: um instrumento digital para engajamento no ensino-aprendizagem em toxicologia
  • Prática Meditativa como contribuição à aprendizagem

 

Eixo : Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

  • Avaliações 360 graus no Laboratório de Eletrônica Digital

 

Eixo : Colaboração e Interatividade no Ensino Superior

  • Criação de verbetes: ensino, pesquisa e extensão em história da psicologia
  • Ensinar com entusiasmo na pandemia
  • MONITORIA NA PANDEMIA: REFORÇO NO APRENDIZADO

 

Skip to content