Produção do PROIAC

FERREIRA, D. M.; SUDRÉ , A. P. .; RABELLO, C. R. L. .; FERNANDES-SANTOS, C. .; PEREIRA , S.; VALENTE, L. C. M. Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense: the Experience of the XXX Program at the XXXXX. EaD em Foco, v. 11, n. 2, 10 maio 2021.

Valente, L. C. M; FERREIRA, D. M.; PEREIRA, S.; BARRETO, C. M. B. Os desafios para a consolidação de um programa de desenvolvimento docente no ensino superior. In: Amorim, C. C. ; Sá, A. N. de M (Orgs). Experiências inovadoras em resposta aos desafios da educação superior no Brasil, João Pessoa: Editora UFPB, 2021, p. 59-82.

PEREIRA, S. ; VALENTE, L. C. M. ; FERREIRA, D. M. . Formação de tutores para o desenvolvimento acadêmico de alunos de graduação. In: Profa. Dra. Eliana Amaral; Profa. Dra. Soely Polydoro; Prof. Dr. Marco Antonio Garcia de Carvalho. (Org.). Inovações Curriculares 2019 TRANSFORMAR VIVÊNCIAS, CONECTAR APRENDIZAGENS Anais do Evento. 1ed.Campinas: Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem – EA2 Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 2019, v. 1, p. 168-

BARRETO, C. M. B. ; SILVA, M. M. E. ; VALENTE, L. C. M. ; BARRETO, S. S. ; FERREIRA, H. C. ; PERES, M. S. ; CHRIZOSTIMO, M. M. ; CAMPOS, C. M. O. . OFICINAS DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE E O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR. REVISTALEPH, v. 31, p. 461, 2018

VALENTE, L. C. M.; BARRETO, C. M. B. ; PEREIRA, V. L. A. ; HERTEL, R. . Relato de experiência do fórum de sustentabilidade e o ensino na medicina veterinária. In: VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, 2017, Brasília. Cadernos de Agroecologia. Brasilia: ABA, 2017. v. 13. p. 1-5.

Barreto, Claudia Marcia Borges. Programa de Inovação e Assessoria Curricular (Proiac). Cadernos da ABEM, v. 12, p. 106-108, 2016.

BARRETO, C. M. B.; I ENCONTRO DE DOCENTES DA UFF: CONSIDERAÇÕES E RESUMOS?. Aleph (UFF. Online), v. 22, p. 174-197, 2014.

Trabalhos aceitos para apresentação 

Eixo : Métodos de Ensino

  • Mistério e magia na Educação Superior
  • Utilização de metodologia ativa no ensino superior de Patologia Clínica Veterinária
  • Semioteca : ensino remoto de Semiologia Médica
  • ESTETOSCÓPIO DIGITAL NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA
  • REVISÃO ESPAÇADA NA MONITORIA DE RADIOLOGIA CLÍNICA.
  • Ensino de processamento de materiais por meio de livro-jogo
  • ENSINO POR PROJETO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAS
  • Transportes e turismo ativos
  • Didática do Espaço Assistencial de Saúde
  • REDES SOCIAIS no ensino médico
  • Integração interdisciplinar: desafios no ensino médico
  • Vivências de ensino e educação em saúde na pandemia
  • Júri simulado na disciplina de Ética e Vigilância Sanitária do curso de Graduação em Farmácia da UFF – Relato de Experiência Docente
  • Apenas um minuto de arte ─ respiros artístico-literários em espaços de aprendizagem na UFF
  • Criação de vídeos sobre casos de óbitos de celebridades: um instrumento digital para engajamento no ensino-aprendizagem em toxicologia
  • Prática Meditativa como contribuição à aprendizagem

 

Eixo : Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

  • Avaliações 360 graus no Laboratório de Eletrônica Digital

 

Eixo : Colaboração e Interatividade no Ensino Superior

  • Criação de verbetes: ensino, pesquisa e extensão em história da psicologia
  • Ensinar com entusiasmo na pandemia
  • MONITORIA NA PANDEMIA: REFORÇO NO APRENDIZADO

 

Skip to content