IV Mostra de Inovação no Ensino Superior (2018)

A IV Mostra de Inovação no Ensino Superior aconteceu no dia 18 de outubro de 2018, com duração de quatro horas e contou com 06 coordenadores da atividade (membros do PROIAC). Houve 24 inscritos, sendo que destes, 12 participaram (10 comparecimento e 02 pessoas que não haviam se inscrito) e 07 trabalhos foram apresentados.  

A dinâmica da apresentação configurou-se da seguinte forma: três trabalhos foram apresentados e abriu-se para o debate entre os apresentadores e plateia e depois, os outros 04 trabalhos apresentados seguido de debate entre os presentes. Também houve uma pausa para o café no intuito de aproximar os participantes estimulando uma conversa sobre os trabalhos com menos formalidade. Ao final, todos resumiram o encontro em uma palavra.  

Trabalhos Apresentados


Título do trabalho


Apresentador


Autores

Comércio do conhecimentoAlexandre Farbiarz
Alexandre Farbiarz, Guilherme Xavier,
Cynthia Macedo Dias e Debora Ribeiro
Gonçalves

Games e gamificação no ensino de línguas: uma experiência na formação de professores de língua inglesa

Cíntia Regina Lacerda RabelloCíntia Regina Lacerda Rabello

Inovações pedagógicas nas disciplinas de cartografia dos cursos de geografia da UFF Campos

Danielle Pereira Cintra de SennaDanielle Pereira Cintra de Senna e Caroline Moura do Nascimento

Metodologias ativas para organização de evento em cursos de turismo e hotelaria

Fabio Vinicius de Araujo Passos Fabio Vinicius de Araujo Passos e Vanessa Cristina Cunha Revheim

Pensar diferente: alternativa para “inovar” o ensino de diversidades equidade e cuidados em saúde?

Audrey Vidal PereiraAudrey Vidal Pereira e Isabel Cristina Fonseca da Cruz
Utilização do QR CODE como ferramenta facilitadora de ensino em aula práticaRenato Luiz Silveira
Renato Luiz Silveira, Tatiana de Souza Assis, Roberson Machado Pimentel e Cristina Kimie Togashi
Videoaulas como ferramenta auxiliar do ensino de Anatomia AnimalRenato Luiz Silveira
Renato Luiz Silveira, Thayná Pereira Reges, Viviane Alexandre Nunes e Jurandyr de Abreu Câmara Filho

Os trabalhos apresentados indicam a busca por ampliar o conhecimento técnico sobre metodologias ativas de ensino aprendizagem e sobre outras desconhecidas dos participantes. Os debates mostraram preocupações para a avaliação do aluno quando utiliza-se metodologias ativas e formas de aplicação das mesmas. Inspiração, equipe, apoio, aprendizado e renovação foram 5 das 12 palavras citadas ao final no dia.

Organização da  IV Mostra de Inovação no Ensino Superior PROIAC


Claudia Marcia Borges Barreto

Daniele Mendonça Ferreira

Gerlinde Agate Plataes B. Teixeira

Helen Campos Ferreira

Luiza Carneiro Mareti Valente

Márcia Maria e Silva

Silvia Pereira (Coordenadora)

Fotos

Trabalhos aceitos para apresentação 

Eixo : Métodos de Ensino

  • Mistério e magia na Educação Superior
  • Utilização de metodologia ativa no ensino superior de Patologia Clínica Veterinária
  • Semioteca : ensino remoto de Semiologia Médica
  • ESTETOSCÓPIO DIGITAL NO APRENDIZADO DE SEMIOLOGIA MÉDICA
  • REVISÃO ESPAÇADA NA MONITORIA DE RADIOLOGIA CLÍNICA.
  • Ensino de processamento de materiais por meio de livro-jogo
  • ENSINO POR PROJETO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAS
  • Transportes e turismo ativos
  • Didática do Espaço Assistencial de Saúde
  • REDES SOCIAIS no ensino médico
  • Integração interdisciplinar: desafios no ensino médico
  • Vivências de ensino e educação em saúde na pandemia
  • Júri simulado na disciplina de Ética e Vigilância Sanitária do curso de Graduação em Farmácia da UFF – Relato de Experiência Docente
  • Apenas um minuto de arte ─ respiros artístico-literários em espaços de aprendizagem na UFF
  • Criação de vídeos sobre casos de óbitos de celebridades: um instrumento digital para engajamento no ensino-aprendizagem em toxicologia
  • Prática Meditativa como contribuição à aprendizagem

 

Eixo : Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior

  • Avaliações 360 graus no Laboratório de Eletrônica Digital

 

Eixo : Colaboração e Interatividade no Ensino Superior

  • Criação de verbetes: ensino, pesquisa e extensão em história da psicologia
  • Ensinar com entusiasmo na pandemia
  • MONITORIA NA PANDEMIA: REFORÇO NO APRENDIZADO

 

Skip to content